A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) anunciou o adiamento de todos os jogos da Associação Desportiva de Vilankulo (ADV), na sequência do trágico acidente de viação que envolveu a equipa e resultou na morte de uma pessoa e ferimentos em 18 membros da delegação.
Diante da gravidade da situação, a LMF decidiu suspender temporariamente as partidas da ADV até que haja garantias de que as condições de segurança e operacionais estão plenamente restabelecidas. “Estamos a equacionar, estamos a falar com a direcção do clube, iremos fazer uma visita muito brevemente para fazermos um trabalho mais dedicado e aí iremos pronunciar qual é a situação”, declarou Alberto Simango Jr., Presidente da LMF.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
Aproveite enquanto há! Só esta semana temos pato fumado 2kg por 850MT e pato normal 2kg por apenas 800MT!
Garanta já o seu antes que acabe. Clique na imagem e faça a sua encomenda.
Apesar do incidente, a Liga não prevê alterar o actual modelo de transporte terrestre usado pela equipa de Vilankulo. Simango Jr. revelou que a possibilidade de transporte aéreo já vinha sendo considerada, mas que as limitações estruturais do campo local, que não reúne condições para acolher jogos do Moçambola, tornam difícil essa opção por enquanto.
Como resposta preventiva e para reforçar a segurança das equipas participantes no campeonato nacional, a LMF assinou, esta segunda-feira, um memorando de entendimento com a Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE). O acordo contempla apoio financeiro e a cobertura de seguros de viagem e trabalho para os clubes moçambicanos.
“Estamos a trabalhar há algum tempo para garantir que os clubes estejam cobertos por seguros antes das competições. Infelizmente, este acidente ocorreu, mas acreditamos que o clube já estava segurado e não se expôs à estrada sem cobertura”, reforçou Simango Jr.
O presidente do Conselho de Administração da EMOSE, Janfar Abdulai, afirmou que alguns clubes já contratam seguros com a empresa e destacou que o licenciamento dos clubes exige essa cobertura. “Temos alguns clubes que contrataram seguro aqui na EMOSE. Não vou avançar os nomes por questões de publicidade”, disse.
O protocolo entre a LMF e a EMOSE poderá ser renovado anualmente, abrindo caminho para uma maior formalização e segurança no futebol nacional. O episódio que envolveu a ADV levanta questões urgentes sobre a infraestrutura, segurança rodoviária e a necessidade de reforço logístico no desporto moçambicano.
Enquanto se aguarda pela recuperação dos feridos e o restabelecimento da equipa, a LMF promete uma avaliação cuidadosa e colaborativa com o clube, antes de autorizar o regresso da ADV às competições.