Baía de Pemba têm a vitória mais gorda na quinta jornada até então.

Baía de Pemba fez o mais difícil ao ir vencer no campo do Ferroviário de Quelimane por três bolas sem resposta.
Essa foi a segunda vitória consecutiva do Baía de Pemba, que soma e segue neste Moçambola 2023. Os visitantes entram melhor que os donos da casa, e souberam aproveitar a maior parte das oportunidades que tiveram, o factor casa, foi de longe um detalhe que nem sequer chegou a intimidar o Baía de Pemba, que aos 25 minutos, abriu o ativo por intermédio do Lulu, (0-1), a favor dos visitantes, os donos da casa não cruzaram os braços e corram atrás do prejuízo, tendo chegado ao empate por intermédio do Mimi.(1-1) estava restabelecida a igualdade.
O que abriu espaço para um bom espetáculo de futebol, com as duas equipes a procura do golo do triunfo, que veio a surgir aos 84 minutos por intermédio do Muhate, da turma do Baía de Pemba, (1-2) a favor dos visitantes, os donos da casa, continuaram com a primeira esperança de chegar ao golo do empate, esperança essa que foi cortada pela raiz pois aos 90+3 minutos Baía de Pemba, por intermédio do Gulamo chega ao terceiro golo. Era o golo que cortou por completo a esperança de um possível empate, (1-3), foi o resultado que definiu o jogo entre Baía de Pemba e Ferroviário de Quelimane.
Essa é a derrota mais pesada até então da quinta jornada do Moçambola 2023, que deixa o Baía de Pemba com 8 pontos em (5) jogos disputados, já o Ferroviário de Quelimane, que nem com as equipes do seu alcance consegue pontuar, mantém-se na última posição com os seus 3 pontos, conquistados na primeira jornada diante do Costa do Sol, a unica equipa até então que atribuíu pontos ao Ferroviário de Quelimane, que também não está tendo uma boa época.