CAN 2025: Cabo Verde é o único país lusófono a perder na primeira jornada de Qualificação ao Can Marrocos

A primeira jornada das qualificações para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2025 começou com intensas disputas, mas Cabo Verde destacou-se negativamente ao ser o único país de língua portuguesa a sair derrotado. No embate contra o Egito, a seleção cabo-verdiana perdeu por 3-0, com golos de Rabia, Marmoush e Adel, num jogo em que os egípcios dominaram do início ao fim. Cabo Verde agora enfrenta a necessidade de se recuperar nas próximas jornadas se quiser manter viva a esperança de qualificação para o torneio que será realizado em Marrocos entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Em contraste, outras seleções lusófonas tiveram um desempenho mais positivo. A seleção de Moçambique, com o golo do jovem Geny Catamo, conquistou um valioso empate contra o Mali, fora de casa. Catamo marcou um golaço ao minuto 37, após um cruzamento perfeito de Bruno Langa. No entanto, o Mali empatou com um golo de Bissouma, fechando o jogo em 1-1.

Angola também começou com o pé direito, conseguindo uma importante vitória fora de casa contra o Gana por 1-0. O golo decisivo foi marcado por Milson nos acréscimos, aos 90+3 minutos, garantindo três pontos preciosos para os angolanos, que agora dividem a liderança do Grupo F com o Sudão, que venceu o Níger por 1-0.

A Guiné-Bissau, por sua vez, superou o Essuatíni com uma vitória magra de 1-0. O único golo foi marcado por Bura, aos 14 minutos, em Bissau. Com esta vitória, os guineenses somam os primeiros três pontos no Grupo I e preparam-se para enfrentar Moçambique, em Maputo, na próxima terça-feira.

Com este arranque, as seleções de língua portuguesa mostram-se competitivas, exceto Cabo Verde, que terá que corrigir o rumo nas próximas jornadas para manter as suas chances de qualificação para a CAN 2025.

Gostou deste conteudo?

Partilhe !!!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Respostas

Mais Novidades

Mambas Realizam Primeiro Treino em Preparação para Dupla Jornada Contra Eswatini

Moçambique conquista oito medalhas de ouro no Open de Taekwondo em Botswana

Carlos Manuel (Caló): “Vamos lutar para melhorar a classificação”

Nacir Armando Impede Vitória de João Chissano com Empate no Último Minuto

Brera Afunda na Tabela Enquanto Ferroviário de Maputo Sobe para o Top 4

Mambas Isentos da Primeira Eliminatória do CHAN 2024

inspirando mudanças

PONTAPÉ DE SAÍDA PARA O 1º TORNEIO DE FUTEBOL “UFFLP – CASCAIS 2024”

Victor Mayamba Assume Comando do Desportivo de Nacala

Ironia do Destino ou Acaso? Estreias de Treinadores Marcam o Derby da 8ª Jornada do Moçambola

INSPIRANDO MUDANÇAS | REINILDO MANDAVA | GENY CATAMO | BRUNO LANGA

INSPIRANDO MUDANÇAS – GABRIEL JÚNIOR

INSPIRANDO MUDANÇAS – GILBERTO MENDES

explore por categoria

Mambas
Moçambola
CAF
COSAFA
Actividades
comunidade
eventos

conectando moçambique

PARTE 1

PARTE 2