A Associação Black Bulls confirmou a saída, por empréstimo com opção de compra, de dois dos seus jovens talentos para o futebol português. Chamito Alfândega e António Sumbana seguem agora para novas etapas nas suas carreiras, juntando-se ao Académico de Viseu e ao Famalicão, respetivamente.
Chamito, avançado de 21 anos, ruma ao Académico de Viseu, clube que milita na Segunda Liga portuguesa. O jogador já conta com passagens pela seleção nacional moçambicana, tendo sido convocado por Chiquinho Conde e participado recentemente na edição 2024 da Taça COSAFA, realizada na África do Sul. No plano nacional, foi peça-chave na conquista do campeonato moçambicano e da Taça de Moçambique pelos Black Bulls.
Por sua vez, António Sumbana integrará a equipa sub-23 do Famalicão. O jovem avançado reforçou os Black Bulls nesta temporada, depois de se destacar no Ferroviário de Maputo, onde desempenhou um papel fundamental na conquista da Taça de Moçambique de 2024. A sua evolução rápida chamou a atenção do futebol europeu, culminando nesta nova oportunidade em solo português.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
As saídas de Chamito e Sumbana representam perdas importantes para o treinador Hélder Duarte, uma vez que ambos eram considerados peças influentes no sistema ofensivo da equipa de Tchumene. Ainda assim, os empréstimos refletem o crescente reconhecimento internacional do talento moçambicano e a capacidade da Black Bulls de formar atletas com potencial para mercados mais competitivos.
Os dois jogadores irão agora procurar afirmar-se no futebol europeu, numa fase decisiva para o seu desenvolvimento profissional.