Ferroviário da Beira bicampeão nacional de Basquetebol da liga Mozal edição 2022.

0

Depois de vencer os dois primeiros jogos dos play-offs na melhor de 5 jogos, os Locomotivas do chiveve venceram novamente o jogo 3, garantido assim o título de campeão nacional de Basquetebol da maior liga de Basquete, liga Mozal.
A catedral do basquetebol Moçambicano, pavilhão de Maxaquene teve uma moldura humano que queria ver de perto o jogo que escreveu a história do novo campeão, Ferroviário da Beira, que conquistou o seu segundo título consecutivo, sem sequer perder um jogo, tendo somado 5 títulos de campeão nacional em 10 finais disputados. Venceu o seu primeiro campeonato em 2012, o segundo em 2014, terceiro em 2017, quarto 2021 e o quinto título o mais recente em 2022.
Com a diferença de 27 pontos a favor dos locomotivas do chiveve que venceram o Costa do Sol por (83-56), que foi de longe a melhor equipe da liga Mozal edição 2022. Miguel Nguambe treinador do costa do Sol reconheceu que a sua equipa não esteve no seu melhor neste terceiro jogo “A equipe esteve muito mal principalmente na segunda parte, em termos de ansiedade, mas agente ainda tem muita vida pela frente e bons dias viram” afirmou Miguel Nguambe, já Luís Hernanes treinador do Ferroviário da Beira, parabenizou a equipe do Costa do Sol, e os dirigentes do Ferroviário da Beira juntamente com os jogadores “primeiro parabenizar o Costa do Sol, que acho que foi um bom rival lutaram muito, depois a seguir acho que estamos de parabéns, Beira parabéns, nosso presidente Valdemar que está apoiar o Basquete, jogamos 28 jogos desde 2021 depois da pandemia sem perder não é fácil é muito trabalho mais trabalho bem feito sobre tudo estamos felizes” disse Luís Hernanes.
Por sua vez Daniel jogador do Costa do sol afirmou que o objetivo era mesmo conquistar o título e salientou o facto de terem chegado a final sem nenhum jogador estrangeiro “O nosso objetivo era ganhar o campeonato como todas as equipes, mesmo sem estrangeiros, conseguimos chegar a final isso é um passo positivo. Vamos continuar a trabalhar, estou orgulhoso de todos os meus colegas, meus treinadores, todo elenco da equipe, vamos continuar a trabalhar temos o próximo ano pra voltar em grande” disse Daniel.
O Ferroviário da Beira engajou 650 ( seiscentos e cinquenta) mil meticais para além do troféu como primeiro classificado, o segundo classificado, Costa do Sol teve 250 (duzentos e cinquenta) mil meticais, já o Sporting de Quilimane que alcançou o inédito terceiro lugar na sua estreia na maior competição de Basquetebol nacional liga Mozal, recebeu 150 (cento e cinquenta) mil meticais. William Perry jogador Norte Americano do ferroviário da beira foi eleito MVP pelo segundo ano consecutivo.
Com o título de capitalização nacional o ferroviário da beira vai representar Moçambique na Basquetebol África League, a partir do próximo dia 22 de novembro.

Loading