O residente da República, Filipe Jacinto Nyusi, realizou hoje, 13 de junho, uma visita ao Estádio Municipal de Lichinga, como parte de sua agenda na província do Niassa. Durante a visita, Nyusi compartilhou suas observações em sua conta oficial no Facebook, oferecendo uma perspectiva sobre o estado atual da seleção nacional de futebol, os Mambas.
Nyusi começou sua mensagem com uma análise das condições do Estádio Municipal de Lichinga, conhecido localmente como Campo 1º de Maio. Ele destacou a importância da manutenção das infraestruturas esportivas, essenciais para o desenvolvimento do desporto no país. “Fui visitar hoje o Campo 1º de Maio de Lichinga, em Niassa, para aferir o estágio de conservação e prontidão para as competições. Constatei haver alguma degradação, ao que recomendei à edilidade a melhorar”, escreveu Nyusi.
A conservação das instalações desportivas, segundo o presidente, é crucial para alcançar bons resultados em todas as modalidades. Ele enfatizou que melhorias são necessárias para garantir que os atletas possam treinar e competir em condições adequadas.
Em uma parte mais enigmática de sua mensagem, Nyusi refletiu sobre o atual momento dos Mambas, após um desempenho encorajador nos confrontos contra a Somália e a Guiné Conacri. “Nesta vertente temos tido desempenho animador também a nível dos Mambas, conforme vimos no duplo confronto contra Somália e Guiné Conacri”, observou.
O comentário vem em um momento de debate intenso na comunidade desportiva moçambicana sobre a continuidade de Chiquinho Conde como Selecionador Nacional. Com o contrato de Conde expirando em 31 de julho, o futuro do treinador está em pauta, e Nyusi parece ter oferecido um conselho cauteloso em relação às decisões precipitadas. “Entretanto, é preciso saber gerir as emoções. A equipa está a ser construída e com pilares fortes. Vamos todos colaborar, deixando os que cuidam do desporto tratarem dos processos. Penso que não devemos forçar decisões, sob o risco de confundirmos os procedimentos”, escreveu Nyusi.
Na noite anterior, 12 de junho, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, concedeu uma entrevista ao Telejornal da TVM-Televisão de Moçambique. Durante a entrevista, Mendes revelou que as negociações com o advogado Abdul Gabi, representante de Chiquinho Conde, já haviam começado. O tema central das discussões é a renovação do contrato do treinador.
A mensagem de Nyusi e a entrevista de Mendes sublinham a fase de transição e a necessidade de planejamento cuidadoso no desporto moçambicano. A construção de uma equipe forte e a melhoria das infraestruturas são vistas como passos essenciais para o futuro sucesso dos Mambas e do desporto em geral no país.
Respostas