Está finalmente resolvido o dossiê em torno de Geny Catamo. O Sporting Clube de Portugal chegou a acordo com o Amora FC para adquirir 90% dos direitos económicos do internacional moçambicano, num investimento de 2,25 milhões de euros. A operação encerra um capítulo que se arrastava desde 2020 e reforça a aposta dos leões no jovem extremo de 24 anos.
Catamo, que atualmente veste a camisola 10 do Sporting, tem-se afirmado como uma das peças importantes no plantel leonino. A sua ascensão culmina agora com esta movimentação estratégica da SAD leonina, que passa a ter quase total controlo sobre o passe do jogador. Os restantes 10% continuam sob posse de outras entidades.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
A história entre Geny Catamo e o Sporting começou em 2019/2020, quando o jogador passou pela Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo, ainda vinculado ao Amora. No ano seguinte, assinou contrato profissional com os leões, mas seguiu por empréstimo ao Vitória de Guimarães e ao Marítimo, ganhando experiência nas principais competições nacionais.
Foi na pré-temporada de 2023 que Catamo finalmente convenceu o então treinador Ruben Amorim a mantê-lo no plantel principal. Desde então, a sua evolução tem sido evidente, ao ponto de garantir uma renovação contratual até 2028. A recente valorização desportiva e financeira do jogador tornou prioritária a regularização da sua situação contratual.
O Amora detinha inicialmente 75% dos direitos económicos, sendo que 85% dessa percentagem estava nas mãos do Black Bulls, clube moçambicano onde Catamo iniciou a carreira. Esse cenário gerou um impasse que, agora, está definitivamente ultrapassado.
Com a maioria do passe garantida, o Sporting reforça a sua posição em relação ao futuro do jogador, que poderá mesmo ser alvo de uma nova revisão contratual num futuro próximo, refletindo a importância crescente que vem ganhando dentro do clube.
Geny Catamo é, hoje, um símbolo da aposta leonina na formação e no talento africano, representando com orgulho o futebol moçambicano nos grandes palcos da Europa.