Apesar da desclassificação da seleção nacional na corrida para os playoffs do Mundial, o internacional moçambicano Gildo Vilankulos destacou o orgulho e a entrega do grupo ao longo da fase de grupos.
“Sabe a pouco, é triste para nós, caímos assim, mas ainda sim orgulhosos do trabalho que fizemos. Caímos em pé, esse grupo tem qualidade. Nossa geração merece muito mais daquilo que acabamos de mostrar hoje”, afirmou Gildo, sublinhando a dedicação da equipa mesmo diante da eliminação.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
O avançado realçou ainda que o foco agora é a preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), onde a seleção pretende manter o nível competitivo que demonstrou durante as eliminatórias. “Agora é preparar-nos para o CAN que aí vem, a fasquia está elevada”, acrescentou.
Moçambique terminou a fase de grupos com 18 pontos, os mesmos que Uganda, mas ficou fora dos playoffs devido à diferença de golos. As duas seleções marcaram 14 golos, mas os Mambas sofreram 17, enquanto os ugandeses sofreram apenas 9, garantindo assim um saldo positivo de 5 golos contra o saldo negativo de 3 de Moçambique.
Mesmo sem alcançar a próxima fase, Gildo Vilankulos frisou que o feito de terminar empatado em pontos com o líder do grupo é motivo de orgulho: “Peço eu que é dos únicos grupos moçambicanos que termina a fase de grupos para o Mundial, e é algo que devemos nos orgulhar.”
As palavras do jogador refletem o sentimento de resiliência e esperança que marca esta geração de futebolistas moçambicanos, determinados a elevar o nome de Moçambique nas próximas competições.