Iñaki Garcia Assumirá o Comando da Selecção Nacional Feminina de Basquetebol de Moçambique

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) anunciou hoje a nomeação do técnico espanhol Iñaki Garcia como novo seleccionador da equipa nacional feminina de basquetebol, com o objetivo de liderar o combinado nacional rumo ao Mundial de 2026. A informação foi divulgada pelo presidente da FMB, Paulo Mazivila, durante uma conferência de imprensa realizada em Maputo.

“Estamos aqui para anunciar o novo treinador principal que chega a Moçambique na primeira quinzena de Junho. É um treinador estrangeiro e já esteve a trabalhar em Moçambique, conhece muito bem as atletas moçambicanas. Estamos a falar de nada mais e nada menos que Iñaki Garcia”, disse Mazivila, destacando a vasta experiência do técnico no basquetebol moçambicano.

Garcia, que já orientou as equipas masculinas do Maxaquene e da selecção nacional, retorna ao país com um conhecimento profundo do contexto local e das atletas moçambicanas. Este histórico de trabalho em Moçambique foi um fator decisivo na sua contratação, dado o conhecimento prévio das dinâmicas e potencialidades do basquetebol feminino no país.

Para preparar a equipa para os próximos desafios, a FMB delineou um plano ambicioso de estágio que inclui viagens aos Estados Unidos, com paragens em Dallas e Houston, e ao México. A partida está marcada para o dia 1 de Agosto, e os custos totais da preparação, avaliados em mais de 20 milhões de meticais, serão cobertos por parceiros da federação.

Iñaki Garcia substituirá Carlos Aik, que esteve à frente da equipa durante o AfroBasket 2023 realizado em Kigali, Ruanda. Sob a nova liderança, espera-se que a selecção feminina continue a evoluir e a alcançar resultados significativos no cenário internacional.

A nomeação de Garcia é vista como um passo estratégico para alavancar o nível do basquetebol feminino em Moçambique, com o presidente da FMB expressando confiança na capacidade do novo técnico para conduzir a equipa rumo ao sucesso. “Acreditamos que a experiência e o conhecimento de Garcia serão fundamentais para atingirmos os nossos objetivos no Mundial de 2026”, concluiu Mazivila.

O basquetebol feminino moçambicano está, assim, prestes a iniciar um novo capítulo, com expectativas elevadas e um plano de desenvolvimento claro, que busca não apenas a qualificação, mas também a competição em alto nível nos palcos mundiais.

Gostou deste conteudo?

Partilhe !!!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Respostas

Mais Novidades

GENY CATAMO ASSINA PELO “CLUBE DOS CASADOS” COM GOLO DE PENALTY: ESTÁ À ESPERA DE UM FILHO

Confronto de Estreantes: Carlos Manuel vs Dário Monteiro na Abertura da 8ª Jornada

Moçambique no Grupo A da Taça COSAFA 2024: Expectativas e Preparativos

MEXER SITOE APROVEITA FÉRIAS AO LADO DE ARTISTAS MOÇAMBICANOS

GENY CATAMO: A REVELAÇÃO MOÇAMBICANA DE 2023/2024 QUE DESPERTA COBIÇA DE VALÊNCIA, ATLÉTICO DE MADRID, NICE E ESTUGARDA

Filipe Nyusi Visita Estádio Municipal de Lichinga e Comenta Situação da Seleção Nacional de Futebol

inspirando mudanças

Victor Mayamba Assume Comando do Desportivo de Nacala

Ironia do Destino ou Acaso? Estreias de Treinadores Marcam o Derby da 8ª Jornada do Moçambola

INSPIRANDO MUDANÇAS | REINILDO MANDAVA | GENY CATAMO | BRUNO LANGA

INSPIRANDO MUDANÇAS – GABRIEL JÚNIOR

INSPIRANDO MUDANÇAS – GILBERTO MENDES

explore por categoria

Mambas
Moçambola
CAF
COSAFA
Actividades
comunidade
eventos

conectando moçambique

PARTE 1

PARTE 2