Iñaki Garcia Assumirá o Comando da Selecção Nacional Feminina de Basquetebol de Moçambique

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) anunciou hoje a nomeação do técnico espanhol Iñaki Garcia como novo seleccionador da equipa nacional feminina de basquetebol, com o objetivo de liderar o combinado nacional rumo ao Mundial de 2026. A informação foi divulgada pelo presidente da FMB, Paulo Mazivila, durante uma conferência de imprensa realizada em Maputo.

“Estamos aqui para anunciar o novo treinador principal que chega a Moçambique na primeira quinzena de Junho. É um treinador estrangeiro e já esteve a trabalhar em Moçambique, conhece muito bem as atletas moçambicanas. Estamos a falar de nada mais e nada menos que Iñaki Garcia”, disse Mazivila, destacando a vasta experiência do técnico no basquetebol moçambicano.

Garcia, que já orientou as equipas masculinas do Maxaquene e da selecção nacional, retorna ao país com um conhecimento profundo do contexto local e das atletas moçambicanas. Este histórico de trabalho em Moçambique foi um fator decisivo na sua contratação, dado o conhecimento prévio das dinâmicas e potencialidades do basquetebol feminino no país.

Para preparar a equipa para os próximos desafios, a FMB delineou um plano ambicioso de estágio que inclui viagens aos Estados Unidos, com paragens em Dallas e Houston, e ao México. A partida está marcada para o dia 1 de Agosto, e os custos totais da preparação, avaliados em mais de 20 milhões de meticais, serão cobertos por parceiros da federação.

Iñaki Garcia substituirá Carlos Aik, que esteve à frente da equipa durante o AfroBasket 2023 realizado em Kigali, Ruanda. Sob a nova liderança, espera-se que a selecção feminina continue a evoluir e a alcançar resultados significativos no cenário internacional.

A nomeação de Garcia é vista como um passo estratégico para alavancar o nível do basquetebol feminino em Moçambique, com o presidente da FMB expressando confiança na capacidade do novo técnico para conduzir a equipa rumo ao sucesso. “Acreditamos que a experiência e o conhecimento de Garcia serão fundamentais para atingirmos os nossos objetivos no Mundial de 2026”, concluiu Mazivila.

O basquetebol feminino moçambicano está, assim, prestes a iniciar um novo capítulo, com expectativas elevadas e um plano de desenvolvimento claro, que busca não apenas a qualificação, mas também a competição em alto nível nos palcos mundiais.

Gostou deste conteudo?

Partilhe !!!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Respostas

Mais Novidades

Moçambique Homenageia Ngungunhane com Traje Tradicional na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Rúben Amorim Adapta Geny Catamo para a Ala Esquerda na Supertaça

Moçambique a 36 Minutos de Garantir a Qualificação para o Próximo CAN de Futebol de Praia

Black Bulls Realiza Amistoso Contra Mbabane Swallows na Preparação para Competições Internacionais

Jogos Olímpicos de Paris: Moçambique Se Destaca com 7 Atletas

Manuel Kambala Permanece no Polokwane City

inspirando mudanças

PONTAPÉ DE SAÍDA PARA O 1º TORNEIO DE FUTEBOL “UFFLP – CASCAIS 2024”

Victor Mayamba Assume Comando do Desportivo de Nacala

Ironia do Destino ou Acaso? Estreias de Treinadores Marcam o Derby da 8ª Jornada do Moçambola

INSPIRANDO MUDANÇAS | REINILDO MANDAVA | GENY CATAMO | BRUNO LANGA

INSPIRANDO MUDANÇAS – GABRIEL JÚNIOR

INSPIRANDO MUDANÇAS – GILBERTO MENDES

explore por categoria

Mambas
Moçambola
CAF
COSAFA
Actividades
comunidade
eventos

conectando moçambique

PARTE 1

PARTE 2