Moçambique está pronto para a próxima etapa da qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, após ser integrado ao ‘Pote-2’ do sorteio das eliminatórias. O sorteio, que determinará os grupos para a qualificação, ocorrerá no dia 4 de julho às 14h30 (horário de Moçambique), nos estúdios da SuperSport, na África do Sul.
A composição dos potes é um reflexo das classificações e desempenhos recentes das seleções africanas. Moçambique se junta a outras seleções fortes no Pote-2, como Cabo Verde, Burkina Faso, Guiné-Conacri, Gabão, Guiné Equatorial, Zâmbia, Benin, Uganda, Namíbia e Madagáscar.
Serão sorteadas 48 nações participantes, que serão divididas em 12 grupos de quatro equipes cada. Apenas 23 seleções se classificarão para o CAN 2025, juntando-se ao Marrocos, que já está qualificado como país anfitrião.
Os Potes
Confira a composição completa dos potes para o sorteio:
Pote-1:
– Marrocos
– Senegal
– Egipto
– Costa do Marfim
– Nigéria
– Tunísia
– Argélia
– Camarões
– Mali
– África do Sul
– República Democrática do Congo
– Gana
Pote-2:
– Moçambique
– Angola
– Cabo Verde
– Burkina Faso
– Guiné-Conacri
– Gabão
– Guiné Equatorial
– Zâmbia
– Benin
– Uganda
– Namíbia
– Madagáscar
Pote-3:
– Quénia
– Mauritânia
– Congo
– Tanzânia
– Guiné-Bissau
– Líbia
– Comores
– Togo
– Sudão
– Serra Leoa
– Malawi
– República Centro-Africana
Pote-4:
– Níger
– Zimbabwe
– Ruanda
– Gâmbia
– Burundi
– Libéria
– Etiópia
– Botsuana
– Lesoto
– Eswatini
– Sudão do Sul
A colocação de Moçambique no Pote-2 indica que os Mambas evitarão confrontos iniciais com outras seleções de igual força do mesmo pote, mas enfrentarão pelo menos uma seleção do Pote-1, garantindo desafios significativos. As expectativas estão altas, e a equipe moçambicana está se preparando para fazer uma campanha forte e garantir sua vaga no CAN 2025.
Respostas