Depois de superarem os desafios a nível nacional para garantir sua presença no México, no Torneio de Qualificação para o Campeonato Mundial da FIBA de 2026, as jogadoras vão desembarcar na capital mexicana e seguir diretamente do aeroporto para o pavilhão, sem tempo para descanso ou preparação adequada. Essa situação coloca a equipe em uma desvantagem significativa, pois terá que enfrentar o México, país anfitrião, no jogo de estreia já desgastada e sem a oportunidade de se recuperar plenamente da longa jornada.
A viagem da seleção foi complicada, com a delegação dividida em dois grupos devido à emissão tardia das passagens aéreas pela Federação Moçambicana de Basquetebol. Um grupo de cinco membros fez escala em Atlanta, nos Estados Unidos, antes de seguir para a Cidade do México, enquanto o segundo grupo, com os demais 12 membros, passou por Frankfurt, na Alemanha, antes de chegar ao destino.
O jogo de estreia está marcado para as 20h30min, no horário local, de segunda-feira. Logo depois, a equipe terá um dia de descanso, mas voltará à quadra para enfrentar Montenegro e Nova Zelândia nos dois dias seguintes.
Se a seleção conseguir ficar entre os dois primeiros lugares do grupo, avançará para as meias-finais, onde enfrentará os melhores times do Grupo “A”. A missão é difícil, mas o objetivo final é conquistar uma vaga no Mundial da Alemanha em 2026.
Respostas