A Selecção Nacional de Taekwondo de Moçambique obteve um desempenho destacado na terceira edição do Open de Botswana, realizada no último fim-de-semana, ao conquistar um total de 15 medalhas. Oito dessas medalhas foram de ouro, assegurando a Moçambique o troféu de melhor delegação da competição.
Com 14 atletas representando as províncias de Inhambane, Nacala Porto e Maputo, Moçambique competiu nas modalidades de poomsae (formas) e kyurugui (combate). Entre os medalhistas de ouro estiveram Iainne da Silva, Pedro David, Samantha Mabote, Tildo dos Santos, Larchen Cumbe, Sibaue Malaune e Keysson Langa.
Além disso, os atletas Ancha Momade, Carla Bento, Gregório Mário e Keyzer Ribeiro conquistaram medalhas de prata, enquanto Stefânia Lorenzini e Bernardo Inguana obtiveram bronze.
Iainne da Silva foi eleita a melhor atleta feminina sénior da SADC na categoria de 62kg, e Pedro David foi eleito o melhor atleta masculino sénior na categoria de 58kg. Moçambique também recebeu o prémio de melhor treinador do torneio.
O evento contou com a participação de equipas de Botswana, Lesotho, Namíbia e Moçambique, consolidando o taekwondo moçambicano como uma força crescente na região.