Moçambique entra a vencer, no AfroCAN 2023, diante dos Camarões.

Foi preciso ser paciente e guardar o melhor para o fim. Aqui, o ditado que diz, quem ri por último ri melhor, fez-se sentir. Moçambique, esteve a perder desde o primeiro até ao terceiro período, mais tudo parecia que fazia parte do plano do Milagre Macome, técnico da Selecção nacional, que no último período surpreendeu a todos.
Foi um jogo de muito sofrimento, até aos primeiros 5 minutos a seleção nacional perdia por (13-6), 7 pontos de diferença, Milagre Macome, técnico nacional, teve que intervir pedindo desconto de tempo, deu um puxão de orelhas aos seus homens que no seu regresso na quadra, tiveram uma outra postura, tendo recuperado a desvantagem mais não por completo, e terminou o primeiro quarto com Moçambique perdendo por um ponto, (16-15).
Segundo período os Camaronês estiveram mais melhor que a selecção nacional, e recuperaram boa parte da vantagem que tinham nos primeiros 5 minutos, tendo puxndo o placar para (36-30) 6 pontos de diferença que levou as duas equipes ao intervalo, até aqui o placar só favorecia aos Camarões. No terceiro período assistiu-se um jogo bastante equilibrado, Moçambique começava a mostrar o seu veneno, mais ainda não era tempo de mostrar toda potência.
Afinal ainda faltava mais 10 minutos, Moçambique saiu a perder mais uma vez por um ponto. (50-51), e veio o último período, um período que Milagre Macome, não quis mais saber de nada, e colocou a sua máxima força na quadra, até porque esse era o último período, tudo que se tinha ainda por investir, esse era o momento e Milagre Macome mexeu no seu Xadrez, o jogo ficou bastante equilibrado, mais Moçambique tratou de pansar por cima no mercador como se Camarões esteve parado no tempo, a equipe que esteve em desvantagem todo jogo no fim venceu por (71-65), 6 pontos de diferença e Moçambique estreia com vitória.