MOÇAMBOLA
O Campeonato Moçambicano de Futebol, actualmente denominado por Moçambola, é a competição mais importante de futebol realizada em Moçambique, sendo organizada pela Liga Moçambicana de Futebol, sob alçada da Federação Moçambicana de Futebol.
De 1976 até 1998 os campeonatos nacionais tinham um número reduzido em termos de equipas, geralmente seis a oito, com as provas a começarem a nível provincial para apurar quais iriam tomar parte no Nacional.
A partir de 1999 alargou-se o número de participantes para 12 equipas, com a introdução da Liga 2M, jogando no sistema clássico de todos-contra-todos, em duas voltas.
Em 2001 a prova passou a chamar-se Liga Moçambicana de Futebol ao ter passado a ser gerida pela Liga Moçambicana de Futebol, que tinha sido fundada, em 2000 por dirigentes de diferentes clubes nacionais.
Em 2005, a competição abraçou o nome Moçambola e em 2007 passou a ser disputada por 14 participantes.
Em termos de vencedores, o primeiro campeão nacional pós-independência foi o Textáfrica de Chimoio, na altura treinado pelo Mário Coluna.
Os finais dos anos 1970 e a década de 1980 foram dominados por Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo e Maxaquene, tendo este último conseguido três títulos consecutivos (1984 a 1986).
Com quatro títulos consecutivos, o Costa do Sol marcou o início dos anos 1990, uma década onde também brilhou mais Ferroviário de Maputo.
A primeira década do novo milénio viu a balança pender agora para Ferroviário de Maputo, que arrecadou 4 títulos contra os três conquistados pelo Costa do Sol.
Os anos 2010 arrancaram com o domínio da a Liga Muçulmana, hoje Liga Desportiva de Maputo, vencendo 4 dos 5 primeiros campeonatos desta década.
Devido a dificuldades financeiras, a prova passou a ser disputada por 12 equipas a partir de 2022