No AfroCAN 2023 a selecção nacional de Basquetebol não conseguiu triunfar no jogo da segunda jornada diante da R.D Congo.

Moçambique, que venceu na primeira jornada os Camarões na noite de ontem, hoje não conseguiu vencer a República Democrática do Congo, que venceu com um parcial de (58-77).
Depois de uma exibição fenomenal na noite de ontem, diante dos Camaronês, hoje os pupiplos nacionais entraram na quadra para cumprir com o jogo da segunda jornada diante da República Democrática do Congo, onde Moçambique não teve muitos argumentos para contrariar o Basquetebol dos Congolês.
Desde o primeiro período, a seleção do Congo mostrou-se mais forte, convertendo a maior parte dos seus lançamentos exteriores, Moçambique também reagiu, mais aos poucos ía ficando atrás no marcador. Os Congolês foram ganhando espaço e dominando a partida, o placar testemunhava o desempenho das duas equipas, que no primeiro período RD Congo saiu a ganhar por (12-19).
No segundo período Moçambique, correu atrás do resultado com tiros exteriores e conseguiu reduzir a desvantagem para 2 pontos (33-35). Já no terceiro período, Congo voltou a estar em alta e aumentou a vantagem para 8 pontos, (47-55) e, no último período o jogo terminou com (58-77). Com esse resultado Moçambique volta a jogar na quarta-feira, dia 10, diante do Ruanda, para o apuramento dos quarto-de-final.