Os vencedores dos prêmios serão revelados num jantar de gala no dia 19 de abril de 2024, enquanto o evento presta homenagem aos melhores desempenhos, dentro e fora do campo, durante o ano de 2023.
“O COSAFA há muito tempo tem vislumbrado ter nossa própria cerimônia de premiação para homenagear aqueles que continuam a lançar uma luz positiva sobre o jogo em nossa região”, disse o presidente do COSAFA, Artur de Almeida e Silva.
“A África Austral há muito tempo é líder no continente em excelência e este é um meio de destacar os feitos não apenas de jogadores e treinadores, mas também daqueles que lançam as bases para o sucesso com o trabalho árduo e dedicação que dedicam ao jogo.
“É importante que celebremos nossas conquistas e inspiremos a próxima geração de jogadores, treinadores, árbitros e administradores para que possamos continuar a fazer crescer o jogo na região.”
Os prêmios estão abertos a todos os jogadores e treinadores das 14 Associações Membros do COSAFA, não importa onde exerçam a sua atividade no mundo.
As seguintes categorias terão um prêmio:
– Jogador do Ano do COSAFA (masculino)
– Jogadora do Ano do COSAFA (feminino)
– Goleiro do Ano do COSAFA (masculino)
– Goleira do Ano do COSAFA (feminino)
– Jogador Mais Promissor do Ano do COSAFA (masculino, com 20 anos ou menos)
– Jogadora Mais Promissora do Ano do COSAFA (feminino, com 20 anos ou menos)
– Treinador do Ano do COSAFA (masculino)
– Treinadora do Ano do COSAFA (feminino)
– Árbitro do Ano do COSAFA (masculino)
– Árbitra do Ano do COSAFA (feminino)
Também haverá vários prêmios de Realização de Vida que serão entregues àqueles que moldaram o futebol em nossa região ao longo de várias décadas.
As Associações Membros do COSAFA são Angola, Botsuana, Comores, Eswatini, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe.
Respostas