O internacional moçambicano Pedro Santos, jogador do Caldas Sport Clube, segue de forma positiva o seu processo de recuperação após a lesão no joelho direito que o impediu de integrar as opções da seleção nacional para o último Campeonato Africano das Nações (CAN).
O atleta sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior (LCA) durante um jogo e foi submetido, a 14 de janeiro, a uma cirurgia de reconstrução do LCA, associada à sutura do menisco interno e meniscectomia parcial do menisco externo. Atualmente, Pedro Santos encontra-se no 8.º dia pós-operatório, uma fase determinante da reabilitação.
Sob acompanhamento da fisioterapeuta Jennifer Dias, o processo tem como principais objetivos o controlo da dor e do edema, a ativação muscular, a recuperação progressiva da mobilidade do joelho e a reeducação da marcha, respeitando sempre as indicações médicas. A reabilitação inclui ainda o reforço da confiança no joelho, elemento essencial para um regresso seguro à competição.
Determinado e focado, Pedro Santos encara esta etapa como parte do seu percurso profissional, trabalhando para regressar em pleno às competições e voltar a estar disponível para a seleção nacional.