Seleção nacional de Basquetebol em Masculinos, desce dois lugares no ranking da FIBA.

Moçambique que fez história em Zimbábwe, ao qualificar para o AFROCAN 2023, não conseguiu evitar a descida de dois lugares, no ranking da FIBA, estando agora na 99° posição.
As duas derrotas que a seleção nacional teve, nos jogos de qualificação, ao Afrocan 2023, contra a seleção do Zimbábwe no jogo inaugural e contra Zâmbia num outro jogo pesou bastante para queda de Moçambique, de dois lugares, estando agora a ocupar o 99° lugar a nível mundial e 19° lugar a nível Africano.
Que é comandado pela seleção Nigeriana que está no 1° lugar a nível Africano e em 19° lugar a nível mundial com 461.4 pontos. A nível do continente africano, o tope três é completado pelas seleções da Tunísia com um total de 448.4 pontos, estando em 21° posição a nível mundial, e Senegal, terceiro classificado a nível do continente com um total de 329.3 pontos, ocupado a 37° posição a nível mundial.
Nessa lista a nível dos países africanos nos PALOP, Angola têm a melhor classificação ocupado a 4° posição a nível de África e 47° lugar a nível mundial com um total de 308.5 pontos. A Espanha lidera o ranking mundial com um total de 758.3 pontos, Estados unidos da América, segue em segundo lugar com um total de 757.2 pontos e por fim a Austrália fecha o top 3, com um total de 740.2 pontos.