Seleção Nacional de Futebol de Praia Chega ao Egito em Busca do Título Africano

Os “Guerreiros da Praia”, a Seleção Nacional de Futebol de Praia de Moçambique, já estão na cidade balnear de Hurghada, Egito, onde vão disputar a fase final do Campeonato Africano de Futebol de Praia (CAN). A equipa chegou ontem, após uma escala na capital egípcia, Cairo, vinda de Lisboa, Portugal, onde realizou um estágio de cerca de dez dias focado na preparação técnica e tática.

Em solo egípcio, o treinador Saidate Moveia dará continuidade ao trabalho desenvolvido em Portugal, intensificando os treinos antes da estreia da equipa, marcada para este domingo, contra o Malawi, na primeira jornada do Grupo B. Amanhã, a equipa terá uma sessão de treino de adaptação na Arena de Hurghada, onde o clima será um desafio, com temperaturas em torno de 33 graus Celsius, bastante diferente das condições mais frias que encontraram em Portugal, onde o inverno já se faz sentir.

Caminho Rumo ao Título

Com os olhos postos no título que lhes escapou nas edições de 2021 e 2022, onde terminaram em segundo e quarto lugar, respectivamente, os Guerreiros da Praia chegam ao Egito determinados a conquistar o troféu. A caminhada começa com a fase de grupos, onde enfrentarão o Malawi no domingo, a Mauritânia na segunda-feira, e o atual campeão, Senegal, na terça-feira. Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as meias-finais, o que coloca grande pressão sobre a equipa moçambicana desde o início.

Meta: Vaga no Mundial

Além de lutar pelo título continental, a seleção moçambicana tem em vista a oportunidade de garantir a classificação para o Mundial de Futebol de Praia, que será disputado no próximo ano nas Seychelles. Para isso, precisam estar entre os dois primeiros colocados do CAN, pois tanto o vencedor quanto o finalista asseguram vagas automáticas no Mundial.

Desafio Senegalês

O Senegal será, sem dúvida, o maior adversário a superar, visto que venceu as últimas quatro edições do CAN. Na última edição, realizada em Vilankulo, Moçambique, os senegaleses conquistaram o título ao derrotar o Egito por 6-5 nos penáltis, após um empate de 2-2 no tempo regulamentar.

Com um histórico recente de sucesso, a Seleção Nacional de Futebol de Praia de Moçambique espera que o trabalho árduo e a experiência adquirida nos últimos anos os levem à conquista do tão desejado título africano. O foco agora é começar bem a competição contra o Malawi e garantir a passagem para as fases eliminatórias.

leia também

Subscreva a Nossa Newsletter

Receba todas actualizações sobre o desporto nacional & internacional em primeira mão!

conectando moçambique!