FB_IMG_1740082962343

Textáfrica de Chimoio pode regressar ao Moçambola após desistência do Brera Tchumene

A desistência do Brera Tchumene FC de todas as competições do futebol federado, incluindo o Moçambola 2025, abriu espaço para o possível regresso do Grupo Desportivo e Recreativo do Textáfrica de Chimoio à elite do futebol moçambicano. A informação foi confirmada pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), que notificou oficialmente o clube fabril sobre a oportunidade de ocupar a vaga deixada em aberto.

Num comunicado assinado pelo Secretário-Geral da FMF, Hilário Madeira, a federação indicou que o Textáfrica pode licenciar-se através da plataforma CLOP, um requisito obrigatório para a participação no campeonato nacional.

O Textáfrica terminou o Moçambola 2024 na 12ª posição, com 18 pontos, os mesmos do Brera Tchumene, que se manteve na primeira divisão devido ao critério do confronto direto. No entanto, com a saída do clube financiado pelo grupo italiano, a equipa de Chimoio pode agora ser reintegrada no Moçambola 2025.

A FMF também confirmou, através de um comunicado de imprensa, que recebeu nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, um ofício oficializando a retirada do Brera Tchumene das competições devido a dificuldades financeiras.

Com esta possibilidade em aberto, resta agora ao Textáfrica de Chimoio cumprir os trâmites necessários para garantir a sua presença no principal campeonato de futebol moçambicano, reavivando as esperanças dos seus adeptos em ver o clube novamente na primeira divisão.

leia também

Subscreva a Nossa Newsletter

Receba todas actualizações sobre o desporto nacional & internacional em primeira mão!

conectando moçambique!