Manuel José Luís Bucuane, mais conhecido como Tico-Tico, celebra hoje, 16 de agosto, o seu 52.º aniversário. Nascido em 1973 na cidade de Lourenço Marques (atual Maputo), Tico-Tico é considerado uma das maiores referências do futebol moçambicano e o maior artilheiro de sempre da Seleção Nacional.
A sua carreira começou no Desportivo de Maputo, clube onde se destacou e conquistou o carinho dos adeptos. Em 1994, transferiu-se para o Estrela da Amadora, de Portugal, antes de regressar no ano seguinte ao Desportivo. Logo depois, em 1996, iniciou uma das fases mais marcantes da sua trajetória, ao ingressar no Jomo Cosmos, da África do Sul, clube que viria a representar em três diferentes períodos.
Encomende agora e saboreie o melhor da Quinta NICY!
Último stock de pato na Quinta NICY!
Tico-Tico também vestiu as cores do Tampa Bay Mutiny, nos Estados Unidos, e de clubes sul-africanos de renome, como o Supersport United, o Orlando Pirates e o Maritzburg United, encerrando a carreira em 2010 no Desportivo de Maputo.
Pela Seleção Moçambicana, Tico-Tico escreveu o seu nome na história: é o jogador com mais jogos disputados (83) e o maior artilheiro, com 27 golos marcados. Representou os Mambas em três edições da Copa Africana de Nações (CAN) — 1996, 1998 e 2010.
Em reconhecimento ao seu legado, foi homenageado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) em 2012 e, no ano seguinte, foi nomeado embaixador da Seleção Nacional.
Hoje, ao celebrar 52 anos, Tico-Tico permanece como símbolo de dedicação e orgulho para o futebol moçambicano, sendo inspiração para as novas gerações.